A Justiça Eleitoral indeferiu, nesta terça-feira (31), as candidaturas de José Ananias (PMDB) e de Felipe  Jamur (PTN) a prefeito e vice-prefeito de Guaratuba. Leia a íntegra da decisão.
A prefeita Evani Justus (PSDB) e o candidato a vice-prefeito Vandir Esmaniotto (PT) já tiveram as candidaturas confirmadas pela justiça. Betinho Jamur (PPS) e a vice Marilda Bach (PPL) não sofreram qualquer tipo de impugnação e deverão ter os registros deferidos. Ananias disse ao
Correio do Litoral.com que iria recorrer da decisão nesta quarta-feira. “Escreva aí: eu continuo candidato”, afirmou.
Na decisão, a juíza Giovanna de Sá Rechia, da 161ª Zona Eleitoral, declarou a “inelegibilidade de José Ananias dos Santos em razão da rejeição de contas por decisão irrecorrível do órgão competente, em decorrência de irregularidade insanável que configurou ato doloso de improbidade administrativa”.
Contas rejeitadas
Ex-prefeito de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004, Ananias teve a prestação de contas do exercício de 2003 rejeitadas pela Câmara de Vereadores, em 2009. De acordo com a “Lei da Ficha Limpa”, ele poderá ficar inelegível por oito anos a partir da rejeição, ou seja, até 2017.
As contas foram rejeitadas em função de diversas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), entre elas o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e a falta de aplicação de 60% dos recursos do Fundef na remuneração dos professores.
Convenção anulada
No mesmo julgamento, a juíza  Giovanna de Sá Rechia confirma a anulação da convenção do PTN que indicou Felipe Jamur como vice de Ananias, conforme decisão da segunda-feira (30), e indeferiu o registro de sua candidatura. Com a anulação, o PTN volta a fazer parte da coligação de Evani Justus.
Ananias Júnior deve ser substituto
Os candidatos tem prazo de três dias para recorrer, mas os partidos que restaram na coligação de Ananias (PMDB, PSL,PHS, PMN e PRP) têm só dez dias para substituir seu nome e indicar um novo vice-prefeito.
O partido do candidato que teve o registro indeferido, no caso o PMDB, tem preferência na indicação do substituto. O filho de Ananias, José Ananias dos Santos Júnior, é o mais cotado para substituir o pai.

Leia a íntegra do indeferimento das candidaturas de Ananias e Felipe Jamur
correio do Litoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog