BAIXA FREQUENCIA
Circular Bairros pode ser desativado
Por José Aresta. 
Os usuários da Linha Circular Bairros, que faz o trajeto entre a Pracinha de Caiobá e o Terminal Rodoviário, passando por diversos bairros e centro da cidade, podem ficar sem o transporte. Não por vontade da empresa que explora a concessão – Viação Oceânica – mas, pelo valor operacional e o pouco retorno alcançado pela mesma.
Explicando: a maioria dos passageiros que usa a Linha Circular Bairros é composta por idosos e portadores de carteirinhas de gratuidade. Esses usuários não passam pela catraca – embarcam pela porta traseira – e não são registrados pela catraca. Esse procedimento faz com que o número de usuários não passe de 50 (cinquenta) por dia.
Segundo Admir Manosso da Luz, gerente geral da concessionária, a empresa vem tendo prejuízo e isso determinou que os ônibus não circulassem nos finais de semana. “Nossos veículos rodam perto de 115 (cento e quinze) quilômetros por dia para transportam menos de 50 pessoas”, explicou. “Não dá um passageiro por km rodado”, esclareceu Admir.
É um problema sério e que está afetando os idosos que necessitam do transporte nos finais de semana para visitar os filhos, parentes e ir aos diversos cultos religiosos na cidade. “Sabemos disso, mas sem ajuda da Prefeitura de Matinhos para encontrar uma saída possível, não teremos como manter o serviço”, afirmou o gerente da empresa.
Essa possibilidade de ajuda poderia vir através de um subsídio por km rodado por parte do Poder Executivo, assim como é feito em Curitiba, onde a URBS, que gerencia o transporte coletivo na cidade, paga as empresas por km rodado e não por frequência de passageiros. “Seria uma possível solução”, finalizou Admir da Luz.
Admir Manosso da Luz
Viação Oceânica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog