Governo estuda Ponte de Guaratuba junto com abertura da BR-101
CORREIO DO LITORAL -31/01/2013
O Governo do Paraná pretende tocar os projetos da ponte de Guaratuba e da BR-101 em conjunto. A intenção é fazer uma ponte para atender apenas o tráfego de veranistas e o movimento entre Guaratuba e Matinhos. O trânsito pesado iria para a futura BR-101.
Uma das preocupações dos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é que “não basta apenas construir a ponte”, segundo informa a Secretaria de Infraestrutura e Logística. “Estudos preliminares apontam que a ponte pode transferir o tráfego de veículos pesados para o centro de Guaratuba, deteriorando o trânsito da cidade”, informou a secretaria.
"Esta é uma preocupação do Governo, que entende que há necessidade de outras vias e também desvios, que permitam o translado dos turistas, sem que se perca a qualidade das cidades litorâneas", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ao Correio do Litoral.com nesta quinta-feira (31), à tarde.
O DER já iniciou os estudos básicos sobre a Ponte de Guaratuba, que devem estar prontos no primeiro semestre. Até o final do ano pretende lançar o edital para contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da obra. No momento, os técnicos estão fazendo um levantamento técnico para elaborar os termos de referência do edital.


BR-101 e acesso a Guaratuba

Os estudos sobre a BR-101 estão bem mais adiantados que os da ponte. Em fevereiro, o governo deve lançar o edital da contratação do EVTEA da obra.
Um dos traçados em estudo prevê um novo acesso ao centro de Guaratuba, o que fará da rodovia mais uma alternativa para turistas e moradores. O principal objetivo da obra e movimentar  produtos e mercadorias no litoral e fazer uma nova ligação entre São paulo e Santa Catarina. A BR-10 corta o litoral do Brasil de norte a sul e só é interrompida no sul de São Paulo e no território paranaense. Ela chega até a divisa de Garuva e Guaratuba, onde se encontra com a BR-376 no Paraná.
“O Governo do Estado está trabalhando para que a União construa a BR-101. Por isto, vai pagar o estudo de viabilidade e doar ao governo federal, para tornar realidade esta rodovia, que cruza todo o litoral brasileiro, menos o Paraná, onde ela é interrompida”, disse José Richa Filho.
O estudo vai definir o melhor traçado da rodovia, saindo da BR 116 em São Paulo até chegar a 101 em Santa Catarina. A intenção do Governo do Paraná é aproveitar rodovias estaduais, como as PR-340 e PR 508, e trechos da BR 277, formando um grande corredor viário, que passaria por trás da baía de Guaratuba, cruzando também Matinhos, Paranaguá e Antonina.
A previsão é que até outubro deste ano o Estado tenha concluído o estudo e possa dar ao governo federal o melhor traçado da rodovia, permitindo assim a elaboração do projeto executivo e também a licitação da obra. O valor total da rodovia será estabelecido neste estudo.


Ponte de caminhões X Turismo

O projeto atual da ponte é bem diferente do projeto do governo Pessuti, no qual a ponte deveria suportar grande tráfego. Com túneis, duplicação da PR-412 e abertura de novos trechos, a obra deveria custar em torno de R$ 500 milhões. O projeto atual não tem custo estimado, mas fontes do governo informam que varia em torno de R$ 80 milhões.
Em dezembro de 2010, o então governador Orlando Pessuti lançou cinco editais da Rodovia Interportos para EVTEAs da chamada Rodovia Interportos. A licitação acabou sendo embargada na Justiça Federal a pedido da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap).
PR-407 – O Governo do Paraná também elabora estudos de diversas obras de infraestrutura no litoral, entre elas a construção da terceira pista PR-407 que liga Pontal do Paraná à Paranaguá e à BR-277.
O estudo do DER



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