Prefeito cassado de Londrina (PR) diz que continua candidato, e que voltará ao cargo
Emerson Dias
Do UOL, em Londrina

Barbosa Neto (PDT), prefeito cassado de Londrina (379 km de Curitiba), afirmou nesta terça-feira (31), que continuará candidato à reeleição e que reassumirá o cargo depois de “dedetizar” o prédio do Executivo.
O pedetista foi cassado pela Câmara nesta segunda-feira (30), após uma sessão que durou pelo menos 12 horas.
Durante entrevista coletiva, o prefeito atacou vereadores e o vice, José Joaquim Ribeiro (PSC) –que assumiu a prefeitura nesta manhã.
Barbosa classificou a sua cassação como “circo” e atribuiu sua saída às eleição deste ano. “O circo já estava armado. Foi uma decisão tomada por partidos políticos oposicionistas que estão em campanha eleitoral”, disse o ex-prefeito. Ele afirmou que continua candidato pelo PDT.
O prefeito cassado também fez críticas ao seu vice. "Ele [Ribeiro] diz que é o prefeito da cidade. Eu não acredito. Depois a gente dedetiza toda a prefeitura e assume de novo", disse.
Ribeiro se afastou da prefeitura de Londrina em junho do ano passado, quando ele e Barbosa discordaram da Lei da Muralha, legislação municipal que limitava a construção de grandes imóveis, como shoppings e hipermercados.
Desde 2009, quando Barbosa assumiu o cargo, foram criadas quatro CPIs (Comissões Especiais de Inquérito) e três CPs.
Todas foram engavetadas pela base governista, que só se desfez após a prisão do ex-chefe de Gabinete Rogério Lopes Ortega e do ex-secretário de Governo Marco Cito da prefeitura –ambos acusados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de comprar votos de parlamentares em votações no Legislativo.
Pedido de desculpas
No início da entrevista, prefeito cassado  pediu desculpas pelas agressões de alguns correligionários contra profissionais de imprensa na noite anterior, quando saía da Câmara municipal após sua cassação.
Um fotógrafo e duas jornalistas foram empurradas -- uma repórter de rádio que está grávida. “Eu sou jornalista e sei que em momentos de aglomerações pode ocorrer isso”, disse.
Novo prefeito
Também durante coletiva realizada nesta terça pela manhã, o prefeito empossado fez críticas veladas a Barbosa. "Quero virar a página. Não vou administrar olhando para o retrovisor”, disse Ribeiro.
Acompanhado de Ratinho Junior, candidato a prefeito de Curitiba e presidente do PSC estadual, Ribeiro afirmou que vai avaliar a situação do caixa da prefeitura --ele é contabilista—e, inicialmente, trocar membros do primeiro escalão.
"Pessoas de minha confiança devem assumir as vagas", disse.
As secretarias de Educação, Obras e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) devem ter novos titulares, disse o prefeito que assumiu nesta tarde, sem adiantar nomes para os cargos.
Foto:Carlos Farina



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog