A Secretaria de Estado da Saúde já são 16 casos de Gripe A (H1N1) no Litoral este ano. O boletim divulgado nesta segunda-feira (2) mostra que a evolução da doença na região, de 45% em sete dias, é menor que em outras regiões.
No inicio de junho eram o Litoral tinha seis dos 36 casos verificados em todo o Paraná. As estatísticas oficiais apontam cinco casos em Matinhos – eram quatro há um mês – quatro casos em Guaratuba e em Paranaguá, dois em Morretes e um em Antonina. O 17º paciente, de Paranaguá, apresenta o vírus da Influenza A, mas faltava conformar se era do da linhagem suína.
Em todo o Estado, já são 381 casos confirmados de gripe H1N1, com 14 mortes. Em uma semana, o número de casos confirmados aumentou 112%: eram 180 na segunda-feira (25).
No Litoral houve um aumento de 45% em uma semana. Eram 11 no dia 25 de junho, com estabilidade em Matinhos (5) e Paranaguá (4) e aumento de 100% em Guaratuba, que subiu de dois para 4 e o surgimento de um caso em Antonina."Menos mortes"
Apesar do aumento vertiginosos no número de caso, a Secretaria de Saúde prefere destacar que houve redução proporcional do caso de mortes: “Houve um acréscimo de 201 casos e uma morte – o que indica uma redução no número de mortes em relação ao total de casos”, destaca o governo estadual.
De acordo com a Sesa, a queda no número de mortes em relação ao número de casos confirma a eficácia do diagnóstico precoce e do acesso ao medicamento antiviral em tempo hábil. “Estudos científicos comprovam a redução progressiva da carga viral na pessoa infectada após a ingestão de cada dose do medicamento. Após 48 horas de utilização do antiviral temos níveis quase imperceptíveis do vírus”, declarou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Correio do Litoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog