Matinhos é sede do 6º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas

                Pela segunda vez consecutiva a cidade de Matinhos é sede do Campeonato Brasileiro de Rugby em cadeiras de rodas. Serão quatro dias de competição no ginásio do SESC/SENAC. A abertura da competição ocorreu nesta quinta, 22, pela manhã. Várias autoridades estavam presentes, o Chefe de Gabinete, David Pancotti, representando o Prefeito Eduardo Dalmora. O Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ruy Hauer Reichert. Alcides Benato, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura, além dos representantes do SESC e SENAC e representantes do Legislativo Municipal. Pancotti ressaltou a importância de novamente, a cidade realizar este evento. "Pela segunda vez seguida  o município é sede do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas, além de incentivarmos o esporte, isto mostra que temos estrutura para grandes eventos". Pancotti lembrou das dificuldades enfrentadas pelos cadeirantes. "Todos esses atletas são vencedores e exemplos a serem seguidos. Sabemos das dificuldades que vocês enfrentam , desde a mobilidade urbana que poucas vezes é projetada para facilitar o trânsito dos cadeirantes, até o preconceito que encontram na sociedade. A administração municipal está sempre trabalhando para aumentar a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem e de todos aqueles que visitam Matinhos, vocês podem contar conosco, pois, iremos sempre incentivar atitudes como esta e ajudar no que for preciso", finalizou o chefe de gabinete.
                O coordenador geral da modalidade no país, Luiz Cláudio Pereira explicou o porquê Matinhos foi escolhida mais uma vez para sediar o campeonato. "Viemos o ano passado aqui e encontramos uma estrutura digna, desde o alojamento, o deslocamento na cidade, as condições do ginásio, o ambiente urbano é excelente e por este motivo retornamos este ano e pretendemos voltar mais vezes". Ao todo serão 150 atletas disputando duas divisões do Campeonato Brasileiro e representando seis Estados, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Este ano há a participação especial da seleção do Paraguai. Luiz Cláudio diz que a participação do país vizinho visa desenvolver o esporte na América do Sul. "O rugby de cadeirantes não é muito praticado na América do Sul, nós temos parceria em um projeto que visa desenvolver o esporte nos países vizinhos como no Peru, Equador, Uruguai, Chile e Bolívia. A participação do Paraguai neste ano é a demonstração de evolução do projeto".
                Nesta 6ª edição serão disputadas duas divisões, a primeira com quatro equipes e a segunda com cinco, as duas primeiras colocadas da segunda divisão sobem para a primeira, o campeonato é de pontos corridos, ou seja, aquela seleção que fizer mais pontos será a campeã. A partir deste campeonato será formada a seleção brasileira, serão selecionados 20 atletas e posteriormente apenas doze viajam para o Para-Panamericano que será em Outubro no Peru e mais tarde para a preparatória para o mundial nos Estados Unidos, em Novembro. 
A seleção brasileira de rugby em cadeiras de rodas é a 19º colocada no ranking mundial e tem vaga garantida para as Paralimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.
Leonardo Albini Barbosa
Jornalista
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Matinhos
Fotos: Edilson Tadeu Giordano












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog