Abertura do 3º Festival de Turismo do Litoral 


Empreendedores e autoridades destacam unidade pelo crescimento conjunto.
Está oficialmente aberto, após solenidade realizada na noite desta quinta-feira, a 3ª edição do Festival de Turismo do Litoral. Até sábado, empresários, gestores públicos, agentes do turismo e a comunidade local debatem, no Campus da Universidade Federal de Matinhos, no balneário de Caiobá, formas de impulsionar os negócios em turismo na região. Na cerimônia de abertura, todas as autoridades presentes destacaram as mudanças que o Litoral vem atravessando, principalmente com a mudança de atitude da comunidade.
Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Paraná (Adetur), organizadora do evento, o empresário Adalto Luders destacou os avanços alcançados desde 2006, "quando criamos a Adetur, a partir do entendimento dos empresários do nosso litoral de que necessitávamos unir forças em busca de um único objetivo, viabilizar o turismo no litoral durante o ano todo". O empresário citou como uma das grandes conquistas da agência e do Festival a quebra do individualismo de empresários e das administrações municipais. "Não somos concorrentes, cada um dos sete municípios tem suas características próprias e o sucesso de um alavanca o negócio do outro", comparou.
No mesmo sentido, o vice-prefeito de Matinhos, Gentil Arzão, destacou a importância do evento para movimentar o município na baixa temporada e para discutir novas soluções para a região. "Nosso litoral é magnífico, todos temos o mesmo objetivo, trazer cada vez mais turistas para cá. E é simples, basta nos unirmos. E está acontecendo", disse. Ele destacou ainda a necessidade de se aproveitar o movimento gerado pela Copa do Mundo do ano que vem. "O mundo inteiro irá conhecer as maravilhas do nosso litoral, mas temos que estar preparados para recebê-los. E é em eventos como esse que buscamos tal capacitação".
Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná, destacou que o problema da sazonalidade no turismo do litoral pode ser amenizado com o comércio, "com mão de obra qualificada, qualidade das mercadorias e preços justos", e que o Festival pode promover essa evolução. "Está nas mãos dos empresários daqui dar o salto de qualidade que o Litoral do Paraná precisa. Temos que ter coragem, temos que ter investimentos. E é para isso que estamos neste evento, para sentar e discutir". 
O secretário estadual de Turismo, Jakson Pitombo, lembrou que o turismo e, principalmente, o Litoral do Estado merecem atenção especial do governo, que inaugurou no último mês uma sede da secretaria em Paranaguá, "para fazer o encaminhamento célere dos pleitos da região, para o desenvolvimento econômico através do turismo, com empregos, renda, ascensão social".
O Festival segue nesta sexta-feira com a abertura de feira de negócios e os primeiros grupos de trabalho e workshops, além da Arena Abrasel, que levará aulas-show sobre a gastronomia típica do litoral. 
ADETUR

Foto: Edilson Tadeu Giordano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog