Acessibilidade e conforto são destaques na
nova Rodoviária
A Rodoviária de Curitiba
ainda está em obras, mas quem passa pelo local já usufrui das melhorias
decorrentes da reforma. Reaberto no fim do mês passado, o bloco da frente
(interestadual) revela uma nova Rodoviária, mais segura, bonita, confortável e
de fácil acesso para pessoas com deficiência.
A preocupação com a
acessibilidade está presente em todos os setores, de forma a proporcionar
independência, autonomia e dignidade para pessoas com deficiência ou com
mobilidade reduzida. Uma das novidades é que a passarela central de ligação
entre os dois blocos ganhou plataformas elevatórias nas duas pontas,
garantindo acesso de pessoas com cadeira de rodas, idosos e obesos. A
plataforma vai colocá-los no nível da passarela sem necessidade de uso de
escadas.
A Rodoviária também ganhou
entradas livres de obstáculos, portas automáticas, facilidade de acesso,
elevadores com saídas dos dois lados, evitando manobras de cadeira de
rodas, escadas rolantes, telefone público acessível e sanitários adaptados.
Os sanitários com
acessibilidade estão em rotas de fácil acesso, próximos a áreas de circulação
principal e dentro dos padrões exigidos pela Norma Técnica Brasileira de
Acessibilidade. Todos os ambientes destinados exclusivamente a pessoas com
deficiência são sinalizados com o símbolo internacional de acesso. O novo
piso proporciona aderência à roda da cadeira, evitando acidentes, e tem
sinalização tátil, alertando e direcionando o caminho a ser percorrido pelas
pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
"É um terminal
rodoviário de primeiro mundo", disse José Elias Almeida Bulhões, usuário
de cadeira de rodas desde 2007 e ex-garimpeiro de esmeraldas, que escolheu
Curitiba como sua nova morada após sofrer um assalto e ser jogado de cima de um
viaduto, o que resultou em uma lesão medular. "Até os guichês de passagem
e balcões de atendimento das empresas de ônibus tem um espaço
diferenciado", observa. Com altura máxima de 90 centímetros, os guichês permitem
aproximação frontal do usuário de cadeira de rodas.
"Eu não me enganei
quando resolvi vir morar aqui. Curitiba é uma cidade exemplar e acessível, que
tem se preocupado com a pessoa com deficiência nas mais diversas áreas. Além
disso, possui um sistema de transporte rápido, que atende a pessoa com
deficiência com muita eficiência", disse Bulhões.
"É muito importante
reconhecer os direitos da pessoa com deficiência, eliminando barreiras nos
espaços, no meio físico, no transporte, na informação, na comunicação e nos
serviços", disse Mirella Prosdocimo, secretária municipal da Pessoa com
Deficiência. "Nossa luta é fazer valer os direitos e conscientizar pessoas
de que espaços, serviços e produtos são para todos e todas", afirmou.
Segurança
A segurança dos usuários foi
um dos principais pontos levados em conta na reforma. A área de embarque possui
catracas eletrônicas com leitura de código de barras e atendentes qualificados
para a recepção dos viajantes. Só entra na sala de espera quem realmente
vai viajar.
"Estou bastante tranquilo neste espaço. As bagagens estão soltas e as crianças brincam perto. Eu e minha esposa não precisamos nos preocupar com roubos e outros incidentes", disse Marco Antonio Garcia Chaves, gerente comercial, enquanto esperava um ônibus na última quarta-feira. "Agora vamos utilizar mais ônibus, com certeza." Outro item de segurança é a altura dos parapeitos nas passarelas e andar superior, que foi aumentada.
"Estou bastante tranquilo neste espaço. As bagagens estão soltas e as crianças brincam perto. Eu e minha esposa não precisamos nos preocupar com roubos e outros incidentes", disse Marco Antonio Garcia Chaves, gerente comercial, enquanto esperava um ônibus na última quarta-feira. "Agora vamos utilizar mais ônibus, com certeza." Outro item de segurança é a altura dos parapeitos nas passarelas e andar superior, que foi aumentada.
As salas de espera são
amplas, climatizadas e envidraçadas, permitindo aos usuários uma visão completa
da Rodo. São 560 assentos confortáveis e o conjunto de luminárias distribuído
em todos os espaços torna os ambientes mais claros e seguros. O teto agora
possui forro térmico, entremeado com camadas de fibras que isolam o calor,
mantendo o ambiente mais fresco nos dias quentes e menos frio no inverno.
Depois de concluída a
obra, as duas alas da Rodoviária de Curitiba terão 24 conjuntos sanitários
(oito deles com acessibilidade); fraldários, 560 assentos na área de embarque e
praça de alimentação climatizada, com 142 metros quadrados. No total
serão quatro elevadores, dimensionados para o transporte de passageiros e
bagagens, quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma
elevatória para uso de pessoas com deficiência.
Haverá restaurantes e
painéis eletrônicos similares aos existentes em aeroportos, com avisos de
chegada e saída dos ônibus e informações em português e inglês. Na parte térrea
externa ficarão pontos de comércio e serviços.
Um novo conceito de Rodoviária
Um novo conceito de Rodoviária
Comparada às mais modernas
rodoviárias, a Rodo de Curitiba terá, depois de concluída, itens que fazem a
diferença. No térreo haverá área exclusiva para desembarque com
plataforma para 10 ônibus, separada da área de embarque; Malex e guarda
de volumes; dez caixas bancários eletrônicos; espaço de telefonia concentrada,
salas especiais fora da área de embarque para os acompanhantes das pessoas que
viajam ou que chegam e espaços de comércio e serviços.
No pavimento superior,
área de compra e venda de passagens; espaços para comércio setorizados próximos
aos guichês das empresas; restaurante e praça de alimentação para lanches
rápidos e serviços públicos como Polícia Militar, ANTT, DER, etc.
Fotos ;Jaelson Lucas /SMCS / Edilson Tadeu Giordano
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