Fórum debate Saúde Mental no litoral do Paraná
O Fórum de Saúde Mental do Litoral do Paraná acontece nesta quarta-feira (2), das 8h às 17h, no Sesc Caiobá, em Matinhos. 
O evento é promovido pelo Comitê Regional de Saúde Mental, UFPR Litoral, Conselho de Saúde de Matinhos e Projeto Rema (Rede Social de Prevenção a Dependência Química). Estão sendo esperados 400 participantes dos sete municípios da região, entre profissionais da área, instituições de apoio e gestores públicos que atuam em áreas de apoio as pessoas em sofrimento psíquico e/ou com dependência química.
Contexto: Política de Saúde Mental 
Com a nova Política de Saúde Mental preconizada pelo Ministério da Saúde a partir da Lei Federal nº 10.216, sancionada em 2001, a assistência em saúde mental tem foco na base comunitária e familiar em substituição aos internamentos. Diante deste avanço, busca-se humanizar o atendimento ambulatorial.
Várias organizações do litoral do Paraná iniciaram um movimento para formar a Rede de Atenção em Saúde Mental. O Estado do Paraná fez, entre 2005 e 2010, um grande esforço para impulsionar a criação de serviços de atenção psicossocial no Estado. Em 2005 estava abaixo da media nacional, conseguindo em 2010 superar este índice mais do que triplicando a presença destes centros no Estado.
Situação no litoral do Paraná
Segundo os organizadores do Fórum, apenas dois municípios possuem um Centro de Atenção Psicossocial I (Caps I) operando. O Caps I de Paranaguá foi instalado em 2007. Em 2011 foi inaugurado o Caps I no município Guaratuba. Até o final deste ano deve ser implantando o Caps I de Antonina.
Fonte: UFPR Litoral / Organização do evento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog