COMUNIDADE DE SÃO JOÃOZINHO CONTA SUA HISTÓRIA EM LIVRO

A comunidade da localidade rural de São Joãozinho, em Guaratuba, editou um livro contando sua própria história. 
A obra coletiva “Pedaços de Mim – História Oral da Comunidade São Joãozinho” é resultado do projeto de extensão na Universidade Federal do Paraná desenvolvido pela pesquisadora e assistente social do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Francielle Costacurta. 
O lançamento foi no dia 18 de agosto com uma festa que teve um “café caiçara”, apresentação teatral e varal de fotos sobre o projeto. De acordo com Francielle, a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, através do “Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Intersetoriais
“Depois de quatro anos de pesquisa, o trabalho é transformado em ações de resultado independente. O conhecimento gerado é devolvido a comunidade, depois de várias sistematizações qualitativas e compilações de fotos da própria comunidade”, afirma. 
“O livro reúne doze contos, cada história relata a memória coletiva da comunidade em seus hábitos, trajetórias e lutas. E os personagens são compostos pelas famílias que lá existem”, diz. Um dos objetivos do livro é “a desconstrução de estereótipos negativos dos sujeitos que vivem no campo” – conforme as palavras da pesquisadora. “Essa ambição é construída no decorrer do livro, a partir da descrição da presença dos aspectos da modernidade e do tradicional na rotina histórica das famílias”, afirma. 
A comunidade de São Joãozinho também é alvo de outros dois projetos de extensão da UFPR Litoral: um levantamento sobre o uso sustentável de matéria prima para o artesanato e o “Bibliotecas Comunitárias”. O acervo da biblioteca Amigo Livro, uma iniciativa da advogada Silvia Helena Buchalla, no balneário Nereidas, foi doado ao São Joãozinho.
Correio do Litoral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GTBA Telecom