COMUNIDADE DE SÃO JOÃOZINHO CONTA SUA HISTÓRIA EM LIVRO

A comunidade da localidade rural de São Joãozinho, em Guaratuba, editou um livro contando sua própria história. 
A obra coletiva “Pedaços de Mim – História Oral da Comunidade São Joãozinho” é resultado do projeto de extensão na Universidade Federal do Paraná desenvolvido pela pesquisadora e assistente social do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Francielle Costacurta. 
O lançamento foi no dia 18 de agosto com uma festa que teve um “café caiçara”, apresentação teatral e varal de fotos sobre o projeto. De acordo com Francielle, a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, através do “Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Intersetoriais
“Depois de quatro anos de pesquisa, o trabalho é transformado em ações de resultado independente. O conhecimento gerado é devolvido a comunidade, depois de várias sistematizações qualitativas e compilações de fotos da própria comunidade”, afirma. 
“O livro reúne doze contos, cada história relata a memória coletiva da comunidade em seus hábitos, trajetórias e lutas. E os personagens são compostos pelas famílias que lá existem”, diz. Um dos objetivos do livro é “a desconstrução de estereótipos negativos dos sujeitos que vivem no campo” – conforme as palavras da pesquisadora. “Essa ambição é construída no decorrer do livro, a partir da descrição da presença dos aspectos da modernidade e do tradicional na rotina histórica das famílias”, afirma. 
A comunidade de São Joãozinho também é alvo de outros dois projetos de extensão da UFPR Litoral: um levantamento sobre o uso sustentável de matéria prima para o artesanato e o “Bibliotecas Comunitárias”. O acervo da biblioteca Amigo Livro, uma iniciativa da advogada Silvia Helena Buchalla, no balneário Nereidas, foi doado ao São Joãozinho.
Correio do Litoral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog