Dicas e cuidados no Carnaval

Carnaval, animação, muita gente se divertindo junta, ninguém querendo saber de horários e preocupações. Mas algumas dicas simples são fundamentais para manter a disposição e aproveitar ao máximo a festa, ou os vários dias de folia
Cuidados com a hidratação e alimentação podem garantir o pique e evitar a ressaca, tão comum depois do carnaval. A nutricionista Patrícia Folle*, lembra que uma tendência das pessoas nesses dias é a de passarem horas sem se alimentar e abusando do álcool, combinação que pode gerar os tão famosos sintomas de náuseas, vômitos, dor de cabeça, desmaios e conseqüentemente, embriaguez e ressaca. De acordo com a nutricionista, certos cuidados antes, durante e depois das festas podem garantir o pique e evita ou amenizar a sensação desagradável da ressaca.
Antes
É importante começar a se hidratar antes da festa. “Dê preferência à água, água de coco e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação”, alerta a nutricionista.
Outras dicas para antes da festa são relativas à alimentação, que deve ser variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. “Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas, bolachas) para que tenha bastante energia na hora da festa”, explica Patrícia. É importante consumir muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que o organismo esteja com bons níveis de vitaminas e minerais em dia. Consumir carnes magras como filé de frango e peixe também são dicas importantes. “Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e agüentar até o último minuto!”, reforça. Durante
“Hidrate-se a todo momento! Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro”, explica a nutricionista.
Uma dica interessante, segundo ela, é o uso de isotônicos, já que possuem concentrações de eletrólitos fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido.
É importante se alimentar durante a festa, consumindo alimentos leves. “Para facilitar leve para a festa um saquinho com frutas secas, castanhas, barras de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia”, sugere Patrícia.
As frituras devem ser evitadas, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza. Patrícia lembra ainda que é fundamental prestar atenção na higiene dos alimentos, observando a higiene e as condições do local onde são preparados e armazenados é uma dica.
Depois
Para quem exagerar, algumas dicas para melhorar os sintomas de mal estar:
Tomar sopa de vegetais com arroz e frango ou sopa de capeletti, ajuda a repor a energia e alguns eletrólitos que foram perdidos pelo suor e a desidratação feita pelo consumo do álcool.
Repousar bastante. Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose. Beber chás, que apresentam propriedades protetoras do estômago e do fígado e os que facilitam a digestão e ajudando na recuperação também a vesícula biliar.
Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Evite, principalmente, os alimentos muito gordurosos. Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.
Álcool
Caso consuma bebidas alcoólicas, o faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal), quando em excessos pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água!
“Vale lembrar ainda que, quanto mais se beber, maior será o cansaço. Quanto mais alta a concentração de álcool no sangue (chamada de alcoolemia), mais a bebida atua como depressora e não como estimulante. Neste caso, portanto, agir com moderação é não só menos arriscado mas também mais divertido”, alerta a nutricionista.
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog